Treinamento híbrido internacional em Gestalt Terapia com crianças e adolescentes – Modelo Violet Oaklander, Ph.D. 2025 – 2026
DESCRIÇÃO GERAL
Esta nova modalidade de treinamento surge como uma forma mais coerente e justa com o legado de Violet Solomon Oaklander Ph.D. Violet construiu uma imensa comunidade mundial, seu método é plenamente usado há anos em culturas muito diferentes e seus livros traduzidos em vários idiomas.
Assim, neste novo modelo de treinamento os participantes terão a oportunidade de estar com convidados internacionais que conhecem profundamente o Método Oaklander no trabalho com crianças e adolescentes em encontros online com tradução.
Em encontros presenciais e intensivos, o treinamento acontece em Piraquara – PR, onde trabalharemos em comunhão com a natureza e aprofundaremos as conexões com o mundo natural, em horário ampliado e com vagas limitadas. Dependendo do número de participantes iremos dividir o grupo em dois finais de semana diferentes e consecutivos. O primeiro encontro presencial será no segundo (e terceiro caso o grupo seja dividido) final de semana de julho e o segundo será em fevereiro de 2025 para o fechamento do treinamento.
O Treinamento está formado em 4 módulos – Outono, Inverno, Primavera e Verão, e pensado dinamicamente no processo terapêutico.
Número mínimo de vagas– 12 participantes
Datas – Aula inaugural aberta, gratuita e online – sábado dia 22 de março das 13:00h às 14:30h – encontro com os professores. Os encontros seguintes acontecem em todos os segundos finais de semana de cada mês, com duas exceções: 07/06/25 e 20/09/25.
Duração do treinamento – de março/abril de 2025 a fevereiro/ março de 2026
Encontros online aos sábados pela manhã ou tarde (depende do fuso horário), com a duração de 4 horas, serão 10 ou 11 encontros online no total. Encontros presenciais de imersão em dois finais de semana (ou 4 caso o grupo seja dividido) com a duração de 17 horas. Nossos encontros serão sempre no segundo final de semana de cada mês, como mencionado acima, com duas exceções: 07/06/25 e 20/09/25.
Carga horária: 70 horas (ou 80 horas com supervisão opcional).
Destinado a:
Psicólogos ou estudantes do último ano de Psicologia
Gestalt- terapeutas ou estudantes em curso de formação em Gestalt-terapia
*Profissionais da área de educação e saúde que atendam crianças e adolescentes familiarizados ou não com a Gestalt-terapia (*necessária a entrevista)
Tradução: Os encontros com os convidados serão em inglês com tradução de Guilherme Bernardes
HORÁRIO
Período da manhã: das 8h às 12h
Período da tarde: das 13:30h as 17:30h
Intensivo presencial: sábado das 08h as 17h e domingo das 8h as 16h
PROGRAMAÇÃO
*Aula inaugural – 22 de março, online, aberta e gratuita das 13h as 14:30, “Encontro com os professores” . Inscreva-se para esta aula pelo WhatsApp (41)99190-9292. Se você optar por inscrever-se para o Treinamento, sua vaga nesta aula já estará garantida.
Módulo Outono
12 de abril, online de manhã Cassiana “O Inicio do Processo Terapêutico – Contato e Vinculo”
10 maio, online a tarde Peter “How Play Becomes Real in the Oaklander Approach”
07 de junho, online a tarde Lynn “The Chemistry of Contact: Assessing & Experiencing Awareness”
Módulo Inverno
12 e 13 de julho (5 e 6 de julho caso o grupo seja dividido), presencial e intensivo Cassiana “As Experiências Sensoriais em Conexão com o Mundo Natural” e ” A Caixa de Areia e suas Múltiplas Dimensões”
09 de agosto, online de manhã Jon “Using Clay to Work with Strong Feelings”
20 de setembro online a tarde Karen “Helping Children Form a Strong Sense of Self”
Módulo Primavera
11 de outubro, online manhã Cassiana “Conexões e desconexões: as sessões online”
08 de novembro, online de manhã Tzveta “The Use of Puppets and Therapeutic Stories in Working with Children”
13 de dezembro, online a tarde Peter “How the Oaklander Approach Promotes Organismic Self Regulation”
Módulo Verão
10 de janeiro, online de manhã Jon “Instant Poetry and Music Making: Some Creative Tools for Self Expression and Nurture”.
10 de janeiro, *Módulo opcional de supervisão online a tarde 4h
14 e 15 de fevereiro ( * 07 e 08 caso o grupo seja dividido) intensivo presencial – Cassiana “Fechando a Gestalt”
14/03 – *Módulo opcional de supervisão de manhã e/ou tarde 3h
Supervisão – *O módulo de supervisão é opcional. Pode ser feito com qualquer um dos professores que estiverem disponíveis, e as supervisões não estão incluídas no valor total do treinamento.
Valor – R$4500,00 a vista (em até 12 x no cartão de crédito; ou mensalidades por Pix 12 x R$450,00)
*Consulte-nos sobre outras formas de parcelamento ou nos envie uma proposta que seja confortável para você e iremos analisar.
**Este valor inclui todo o material e refeições nos encontros presenciais, não inclui o transporte para Piraquara. Apenas ajudamos a organizar caronas até a chácara. Caso seja de fora de Curitiba, consulte-nos sobre hospedagem.
***Este valor não inclui as horas extras opcionais de supervisão.
Certificados
Certificado Nacional será emitido por Gestalt Workshops na conclusão de todos os módulos
Certificado Internacional será emitido por Violet Solomon Oaklander Foundation na conclusão de 70 horas de treinamento, 10 horas de supervisão, apresentação de caso clínico e custo extra de US$200,00
CONVIDADOS
Tzveta Misheva-Aleksova, Ph.D. (Bulgária) é uma psicóloga de crianças e adolescentes, Gestalt-terapeuta certificada no modelo Oaklander, formadora e supervisora internacional, contadora de histórias e escritora.
Tzveta é fundadora da “Gestalt Play Therapy Bulgária” – uma organização dedicada à disseminação do modelo Oaklander na Bulgária.
Ela lidera oficinas para pais e profissionais que trabalham com crianças, ajudando-os a aprender a lidar com emoções e situações difíceis com o uso de histórias e fantoches.
Como mãe de três filhos e amante da natureza, Tzveta acredita firmemente no poder da imaginação, da criatividade e do humor para enfrentar qualquer desafio, tanto em sua vida profissional quanto pessoal.
Autora do livro “Why Always Me – therapeutic stories for children and parentes” (em búlgaro). tzvetty@aleksovi.com
Jon Blend,MA Dip Psych, Dip Crianças (Inglaterra) é um psicoterapeuta infantil e de adultos, escritor e musico britânico/austríaco. Sua experiência abrange mais de quarenta anos nas “profissões de cuidado”, trabalhando em vários projetos de serviço social psiquiátrico e fornecendo aconselhamento em ambientes hospitalares e comunitários. Jon atende clientes e eh supervisor de casos clínicos em consultório particular em Londres. É Diretor da Escola de Formação Gazebo e membro do Corpo Docente do Instituto de Artes em Terapia e Educação (Diploma em Bem-Estar). gacp.co.uk
Karen Fried, Psy.D., MFT (EUA) é uma Terapeuta de Casais e Famílias licenciada e uma Terapeuta Educacional e consultora em Santa Mônica, Califórnia. Ela possui uma clínica particular de Psicoterapia. Karen utiliza o Modelo Oaklander de Terapia Infantil em sua prática e é presidente da Fundação Violet Solomon Oaklander. Ela treina terapeutas de crianças e adolescentes e educadores nos Estados Unidos e internacionalmente. Treinamentos, ferramentas online e muitos recursos podem ser encontrados em oaklandertraining.org.
Treinamentos e Apresentações:
Em resposta à COVID-19, Karen apresentou uma série de artigos para uma audiência internacional de terapeutas de crianças e adolescentes: “Just for Now, usando o Modelo Oaklander em um Momento de Crise” em encontros pela plataforma Zoom. Terapeutas e conselheiros de mais de 30 países participam desses encontros. Desde março de 2020, Karen tem apresentado a audiências globais, treinamentos, apresentações e consultoria sobre o uso da Terapia Gestáltica com crianças. Seu programa de treinamento presencial para terapeutas e conselheiros agora é virtual e se expandiu para participantes em todo o mundo.
Ferramentas de Terapia Online
Karen e sua equipe técnica desenvolveram ferramentas de terapia com crianças para ajudar profissionais durante este período, para conhecer estes recursos acesse oaklandertraining.org
Peter Mortola, Ph.D. (EUA) é Professor no Counseling, Therapy and School Psychology Department at Lewis and Clark College’s Graduate School of Education and Counseling. Ele é autor do livro “Windowframes: Learning the art of Gestalt play therapy the Oaklander way” (Routledge/Gestaltpress, 2006), resultado de 10 anos de pesquisa e investigação sobre os métodos de terapia infantil e treinamento de adultos de Violet Oaklander. Windowframes foi traduzido para o alemão, espanhol, romeno, italiano e coreano. Ele também é co-autor de “BAM! Boys Advocacy and Mentoring: A leader’s guide to facilitating strenght-based groups for boys” (Routledge, 2008), e The Bear Inside (19th Avenue Press), com o ilustrador Mark Molchan, um livro infantil sobre o controle de emoções fortes. The Bear Inside foi traduzido para espanhol, búlgaro, russo e sinhala. Por 15 anos, ele também facilitou uma parceria entre a Lewis & Clark College e o Distrito Escolar de David Douglas, na qual estudantes de pós-graduação atenderam mais de 1500 alunos do sexto ano em sessões de aconselhamento em grupo. Ele pode ser contatado em pmortola@lclark.edu
Lynn Stadler, MFT (EUA) é uma psicoterapeuta Gestáltica e Terapeuta de Casais e Famílias licenciada, que trabalha em prática particular em Santa Bárbara, Califórnia, com crianças, adolescentes, adultos e famílias. Ela realizou seu Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Antioch, onde agora é professora adjunta, lecionando Psicoterapia com Crianças e Adolescentes. Ela é formada pelo Centro de Treinamento Gestáltico de Santa Bárbara e completou um treinamento intensivo no Instituto Violet Oaklander. Lynn oferece oficinas, seminários e treinamentos Gestálticos para agências de serviços sociais, universidades e outras organizações de ensino em todo o mundo – online e presencialmente para estudantes em Santa Bárbara, São Francisco, Santa Ana, Itália, Lituânia, República Tcheca, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Rússia/Tomsk, Peru, México, Brasil, Quirguistão e Eslovênia. Lynn também é membro da Associação Internacional para o Avanço da Terapia Gestáltica (IAAGT). lynnstadler@verizon.net.
Detalhes do Curso
- Data 22/03/2025 à 14/03/2026
- Critérios de avaliação Sim